Curgete – Um vegetal com muitos benefícios

  • 20 Julho, 2017

A curgete está muito na moda. Pelo fato de possuir poucas calorias é muito utilizado para quem segue regimes alimentares. Mas este vegetal dá-nos muito mais que “cinturas adelgaçantes”. Ela é rica em minerais e vitaminas.

A curgete pertence à mesma espécie que a abóbora, é constituída essencialmente por água e hidratos de carbono, possuindo uma baixa percentagem de gorduras e proteínas. O seu consumo oferece quantidades elevadas de fibras, vitaminas (principalmente folatos – pertencem à família da vitamina B) e minerais, sobretudo o potássio.

Pessoas que apresentem problemas digestivos beneficiam com o seu consumo visto que, as fibras presentes na sua constituição tem propriedades que permitem “suavizar a digestão”. Apresenta igualmente um pequeno efeito laxante e está indicado para pessoas com problemas de estômago, má digestão gastrite e prisão de ventre.

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O sabor delicado, suave e cremoso da sua polpa branca é ideal e perfeita para adicionar em refeições de verão. Contudo, é sempre importante conservar a casca pois é aí que se encontram os nutrientes.

A sua confecção pode ser variadíssima, desde cozida, refogada, assada, recheada, gratinada, incorporada em sopas ou saladas bem como servir como acompanhamento de carne ou peixe. Basta apenas que exista imaginação.

A sua época forte é entre os meses de Maio e Julho, sendo portanto a altura ideal para a consumir.

Deixo então um exemplo de como adicionar a curgete numa refeição.

Quinoa com curgete e tomate
Quinoa com curgete e tomate
Ingredientes

2 Tomates maduros

1 Curgete

1 Copo pequeno de quinoa

2 Copos de água

Sal (utilizo sal integral)

Manjericão fresco

Tomate seco (opcional)

 

Modo de Preparação

– Comece por lavar a quinoa com um escorredor e cozinhe a quinoa adicionando os 2 copos de água.

– Enquanto cozinha a quinoa, corte os tomates em pedaços e leve a cozinhar em lume brando. O objectivo é que o tomate se possa ir desfazendo e formando uma espécie de polpa grosseira.

– Lave a curgete, corte em triângulos e adicione ao tomate. Deixe cozinhar até que a curgete fique macia. Nessa altura adicione a sal a gosto e vá mexendo.

– Por fim adicionar a quinoa já cozida, o manjericão fresco e lavado e o tomate seco cortado aos pedaços. Envolva tudo e está pronto a servir.

Por: Silvana Sebastião

Email: silvana.sebastiao@tesed.pt

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