Viver sem pão

  • 10 Outubro, 2017

É certo que o pão é um alimento que faz parte do cotidiano das famílias portuguesas.

Sob a forma de pequeno-almoço ou lanche; fazendo parte ou sendo uma refeição, existem sempre formas de o encontrar.

Eu sempre gostei muito de pão e não dispensava uma refeição onde este fizesse parte e servisse de acompanhamento. Para mim era a chamada “cereja no topo do bolo” da minha refeição.

Ao longo do tempo, por decisão própria, e devido ao estilo de vida adotado fui evitando o consumo de pão. Quando o consumia grande parte das vezes era feito por mim. Mas tenho que admitir que sabia muito bem uma sandes de queijo fresco com azeite e orégãos!

Por curiosidade, o pão surgiu juntamente com o cultivo do trigo. Pensa-se que os primeiros pães seriam alimentos achatados, duros, secos e teriam que ser consumidos logo depois de serem confecionados. Mais tarde surgiu o pão levedado, dando o aspeto pelo qual o conhecemos hoje em dia. Tornou-se um produto tão necessário à alimentação que chegou a ser utilizado como “moeda”.

Voltando há “minha história”, quando decidi ser a “cientista do meu corpo” e receber aconselhamento alimentar tive uma notícia pouco feliz…

“… -Deves evitar ingerir trigo.

– Ok, eu já consumo muito raramente.

– O fermento deves mesmo evitar.

– Todo o tipo de fermento?!

– Sim todo o tipo…

– Então pão, bolos, nada….

– Sim, é de evitar.

– Mesmo que seja feito por mim?! E se eu fizer sem fermento?

– Assim não há problema.”

Era apenas o que precisava de ouvir. Assim, comecei a minha pesquisa de pães que não levassem fermento e que pudessem ser consumidos por mim.

Não o faço por rotina, aliás sou capaz de comer 1 a 2 vezes por mês mas penso que é sempre bom ter soluções para quando nos apetece algo.

Entre várias receitas, descobri um pão indiano chamado chapati (também pode ser conhecido por roti, paratha ou ainda Naan), o qual não leva fermento. Fiz apenas algumas alterações e cheguei a este pão.

Pão sem fermento

 Pão sem fermento

  Ingredientes

1 Chávena farinha de aveia

Água

1 Pitada de sal

1 Fio de azeite

Modo de Preparação

– Colocar a chávena de farinha de aveia num recipiente. Juntar a pitada de sal e o fio de azeite.

– Juntar a água e ir mexendo até formar uma massa que não se cole nas mãos. A quantidade de água varia consoante a consistência pretendida da massa. Eu vou adicionando aos poucos até obter a consistência que pretendo.

– Dividir a massa em pequenas partes e com a ajuda de um rolo da massa formar círculos achatados.

– Aquecer uma frigideira antiaderente em fogo médio sem untar. Assim que estiver quente colocar o disco de massa até que fique cozinhado (são poucos minutos). Virar o pão e deixar mais alguns segundos e retirar de seguida do fogo.

E já está! É simples, fácil e rápido de confecionar. Pode servir como snack, como entrada num almoço/jantar especial ou simplesmente para quando a vontade de comer pão está mais aguçada.

Pão sem fermento 2

É possível viver sem pão?

Claro, é apenas uma questão de hábito… mas há sempre a hipótese de satisfazer o nosso paladar.

 

Por: Silvana Sebastião

Email: silvana.sebastiao@tesed.pt

Blog: http://cozinharporlazer.blogs.sapo.pt/