Breve análise do artigo The Efficacy of Hypnosis as a Treatment for Anxiety: A Meta-Analysis
Em 2019, Keara Valentine e os seus colegas desenvolveram uma meta-análise composta por 15 estudos (nos quais foram integrados 17 ensaios) que foi publicada na revista International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis. Com este trabalho, os autores intentaram compreender a eficácia da prática da hipnose no tratamento da ansiedade. Para tal, todos os estudos experimentais tinham de incluir 2 grupos: 1 ao qual foi aplicado a hipnose, e outro, denominado grupo de controlo, ao qual não foi aplicada a técnica.
Em termos de resultados, Valentine et al. (2019) aferiram que no final do “tratamento ativo”, e em todos os 17 ensaios, os participantes a quem foi feita a hipnose apresentaram uma redução nos sintomas de ansiedade maior que 79% dos participantes do grupo de controlo. No seguimento a longo prazo, os autores concluíram que em 7 dos ensaios, as pessoas a quem foi aplicada a prática da hipnose tiveram uma diminuição dos sintomas de ansiedade superior a 84% das pessoas em quem não foi utilizada a prática.
Por fim, Valentine et al. (2019) salientam que a hipnose é ainda mais eficaz para o tratamento da ansiedade quando empregue juntamente com outras intervenções psicológicas.
Pode consultar o artigo através do link: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00207144.2019.1613863?src=recsys