Quando existe alguma anormalidade nas unhas, o terapeuta deve localizar a zona e entender, através do mapa, qual o órgão que está em desequilíbrio.
O POLEGAR
A Unha do polegar está ligada aos pulmões e na sua superfície temos pontos reflexos da cabeça, olhos, nariz, ouvidos, boca e garganta, tal como podemos ver no mapa de reflexos:

O INDICADOR
O dedo indicador está ligado ao coração e reflete problemas no esófago, tórax, mama, pulmões, coração, parte superior do dorso, garganta, cabeça, ombro, dorso, cotovelo e mãos. O dedo indicador direito e o esquerdo têm reflexos diferentes e, por isso, é importante o terapeuta ter atenção ao dedo em que está localizada a anormalidade.


O MÉDIO
O dedo médio está associado ao baço e manifesta patologias no estômago, duodeno, diafragma, fígado, pâncreas, rins, dorso e pulmões (dedo direito). O dedo esquerdo reflete problemas nos mesmos órgãos e, ainda, no coração.


O ANELAR
A unha do dedo anelar está ligada ao fígado e reflete doenças no fígado, vesícula, pâncreas, rins, intestino delgado e grosso, bexiga, sistema reprodutor e joelho (dedo direito). O dedo esquerdo manifesta prolemas no baço, pâncreas, útero, vias urinárias, trompas de Falópio, genitália externa e do ânus, fígado, rins, intestino grosso e delgado e joelho.
Mais uma vez, é importante o terapeuta ter atenção ao lado em que a anormalidade se está a manifestar e confirmar no mapa qual o órgão que está com problemas:


O MINDINHO
O dedo mindinho está relacionado com o rim e revela problemas no tornozelo, pé e ossos metatársicos.

Caso queiras preparámos para ti um mapa para poderes imprimir e ter sempre por perto nas tuas consultas:
