Análise do artigo “Effects of reflexology on premenstrual syndrome: a systematic review and meta-analysis”(Hasanpour et al. 2019)

Em 2019, Marzieh Hasanpour, Mohammad Mohammadi e Habib Shareinia elaboraram um artigo com base numa meta-análise que foi publicado na revista BioPsychoSocial Medicine. 

Segundo os autores, o estudo apresentado tem como objetivo definir os efeitos da reflexologia na síndrome pré-menstrual com base em uma análise sistemática e uma meta-análise. 

Com uma amostra de 475 estudos, e tendo em conta que a maioria deles recorreu a tratamentos de reflexologia com cerca de 40 minutos por sessão, Hasanpour et al. (2019) concluíram que esta prática pode contribuir para a diminuição dos sintomas da síndrome pré-menstrual tanto a nível somático (físico) como a nível dos sintomas psicológicos que a síndrome pode provocar.

Os autores salientam também que a duração da sessão influencia os resultados que se pode obter com a prática da reflexologia, ou seja, quanto mais prolongada for a sessão, maior a eficácia da terapia. 

Referência bibliográfica: Hasanpour, M., Mohammadi, M.M. & Shareinia, H. Effects of reflexology on premenstrual syndrome: a systematic review and meta-analysis. BioPsychoSocial Med 13, 25 (2019). https://doi.org/10.1186/s13030-019-0165-0