Para falarmos das unhas é incontornável falarmos no Elemento 4. Vamos, então, recordar o conceito dos 11 Elementos da Tesed e falar deste Elemento em especial e na forma como as unhas nos ajudam a diagnosticar de muito precocemente problemas mais sérios nestes órgãos internos.

Os 11 elementos são sistemas complexos que envolvem estruturas físicas (órgãos e glândulas), aspetos da mente, das emoções e da alma. Este sistema fornece aos praticantes de Medicina Holística uma estrutura para compreender, diagnosticar e tratar problemas de saúde.

Cada elemento tem tanto funções fisiológicas, como funções ao nível invisível. Cada órgão está unicamente relacionado com um tecido corporal, um órgão dos sentidos, emoção, sentimento, sabor, som, clima, centro energético, etc.

Estrutura Física e Invisível do Elemento 4:

O Fígado manifesta-se nas unhas. O que é que isto significa? Cada órgão interno dá uma ideia do seu estado de saúde ou de doença através de manifestações na superfície do corpo. As unhas são uma pequena janela para a saúde deste órgão vital.

Se o Sangue do Fígado for abundante, as unhas serão nutridas e saudáveis, mas se o Sangue do Fígado for deficiente, as unhas carecerão de nutrição e tornar-se-ão rígidas, secas, quebradiças e rachadas. 

O fígado armazena o sangue e ajuda a regular a quantidade de sangue no corpo de acordo com o nível de atividade física de cada um. Sem esta importante função, durante o exercício, o sangue fluiria menos para nutrir os músculos e os tendões. Em repouso, este sangue contribui para a energia de repouso e para a capacidade de estarmos alerta e lúcidos.

Se, por qualquer razão, alguém tiver um défice de sangue, quer devido a perda de sangue, quer devido a uma fraca produção de sangue, o fígado não é capaz de regular corretamente o fluxo sanguíneo. Esta desarmonia pode eventualmente conduzir a doenças. As primeiras indicações desta desarmonia podem ser vistas em manifestações diversas nas unhas.

O que pode causar deficiência de sangue no fígado?

Algumas causas comuns de uma deficiência de sangue do fígado são:

  • Dieta pobre ou falta de alimentos formadores de sangue na dieta (como carne vermelha e cereais integrais)
  • Stress emocional (especialmente tristeza e mágoa)
  • Excesso de exercício físico
  • Perda de sangue (após uma lesão, ou particularmente, após o parto)

Tudo isto, de uma forma ou de outra, pode levar a uma desarmonia na capacidade do fígado para armazenar e movimentar corretamente o sangue por todo o corpo, podendo manifestar-se estes desequilíbrios nas unhas.

A fragilidade das unhas pode ser uma indicação de uma grande variedade de condições, incluindo traumatismos, infecções, doenças sistémi            cas ou dermatológicas, deficiências nutricionais e como consequência da ingestão de medicamentos.

As anomalias das unhas têm sido frequentemente associadas a doenças do fígado, em particular à cirrose hepática, à hepatite C e a infecções por hepatite B. Especificamente, foram observadas unhas quebradiças em doentes com Hepatite C. Estes doentes apresentavam desnutrição, anemia por deficiência de ferro e testes de função hepática diminuídos, o que se traduzia em unhas quebradiças. (Salem A, Gamil H, Hamed M, et al. Nail changes in patients with liver disease.)

As unhas são um reflexo da saúde global

Então, o que é que podemos aprender sobre a saúde através do exame das unhas? Já vimos que uma deficiência de sangue armazenado no fígado pode levar a unhas pálidas, estriadas e quebradiças, mas muitas condições diferentes podem levar a um estado de deficiência de sangue no fígado. 

Estes estados de deficiência de sangue podem ser observados de forma subtil, como a sensação de fadiga após um período menstrual intenso, ou cãibras musculares em atletas, após um treino particularmente intenso. Estes sintomas iniciais podem dar uma indicação de que o corpo não está devidamente nutrido, mesmo que as análises ao sangue estejam normais e ainda não existam quaisquer sinais clínicos de perda de sangue ou deficiência de sangue numa perspetiva médica convencional.

Como usar as unhas para diagnóstico?

Ao avaliar um paciente para além de outras avaliações que possa fazer, avalie sempre o estado das unhas, se são quebradiças, pálidas ou estriadas, alterações de textura, de cor ou até sinais. Se isso acontecer, considere se esse paciente pode estar a sofrer de Deficiência de Sangue do Fígado.

As perguntas a fazer a um paciente nesta situação podem incluir:

Como é a sua alimentação diária?

Se for mulher, qual a intensidade e a frequência do ciclo menstrual?

Teve algum trauma recente (físico ou emocional)?

Que tipo de exercício está a fazer regularmente e se fez algum exercício excessivo nos últimos meses?

Se as respostas do paciente o fizerem suspeitar de deficiência de sangue no fígado é necessária uma avaliação mais profunda das condições deste órgão e encaminhar o paciente para tratar esta condição.