Análise do estudo “Craniosacral Therapy for the Treatment of Chronic Neck Pain: A Randomized Sham-controlled Trial” (Haller et al., 2016)

Em 2016, foi publicado na revista The Clinical Journal of Pain um artigo realizado por Heidemarie Haller e os seus colegas. Este artigo foca-se na análise da eficácia da terapia sacro-craniana no tratamento da dor crónica no pescoço. 

Para realizar este estudo, 54 pacientes foram divididos em 2 grupos: 1 ao qual foi feita a terapia sacro-craniana e outro ao qual foi feito outro tratamento. Em ambos, o tratamento foi efetuado semanalmente e os participantes foram analisados antes e depois do tratamento na semana 8 e novamente na semana 20 (ao fim de 3 meses).

Quando comparado com o grupo de controlo, os pacientes a quem foi aplicada a Terapia Sacro-Craniana relataram efeitos clínicos significativos na intensidade da dor na semana 8 e na semana 20. Os resultados indicaram que apenas 78% dos pacientes a quem foi aplicada a terapia sacro-craniana sentiram um pequeno alívio na intensidade da dor na semana 20 do tratamento e que 48% das pessoas sentiram uma melhoria substancial na dor no pescoço. 

Foram ainda observadas outras diferenças importantes foram observadas ao nível de: diminuição na dor em movimento, melhor qualidade de vida a nível físico, diminuição da ansiedade e uma melhoria global significativa dos pacientes.

De salientar que não foram reportados pelos pacientes efeitos secundários relevantes.

Os autores aferiram, assim, que a terapia sacro-craniana é uma técnica segura e eficaz para os casos de dor crónica no pescoço e além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes ao fim de 3 meses de tratamento.

Pode consultar o artigo através do link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26340656/