Breve análise do artigo “Effects of craniosacral therapy as adjunct to standard treatment for pelvic girdle pain in pregnant women: a multicenter, single blind, randomized controlled trial”
Com o objetivo de analisar a forma como a terapia sacro-craniana contribui para o tratamento da dor na zona pélvica em mulheres grávidas, Helen Elden e os seus companheiros realizaram um estudo, no ano de 2013, com uma amostra de 123 mulheres grávidas que sofriam com essa dor. Esta amostra foi dividida em 2 grupos de análise: 1 chamado de grupo de controlo (com 60 mulheres) a quem fizeram um tratamento standard, que não incluía a terapia sacro-craniana; e outro grupo denominado grupo de intervenção (com 63 mulheres) ao qual fizeram o tratamento standard juntamente com a terapia sacro-craniana.
Os resultados demonstraram que 20% das mulheres do grupo de intervenção deixaram de ter sintomas face a apenas 4% das mulheres do grupo de controlo que deixaram de sentir dor. Para além disto, as mulheres a quem foi aplicada a terapia sacro-craniana sentiram uma diminuição na intensidade da dor (no período da manhã) superior à que foi sentida pelas grávidas a quem esta terapia não foi realizada.
Pode consultar o artigo na íntegra através do link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23369067/