Artigo: Influence of Craniosacral Therapy on Anxiety, Depression and Quality of Life in Patients with Fibromyalgia
Num estudo realizado por Guilhermo A. Matarán-Peñarrocha e os seus colegas, procurou-se entender os efeitos da Terapia Sacro-Craniana no alívio de sintomas como ansiedade, dor, qualidade do sono, depressão e qualidade de vida em pacientes com Fibromialgia.
Para isto, os investigadores dividiram um conjunto de 104 pessoas em dois grupos: 1 grupo de intervenção que recebeu 2 sessões de 1h de Terapia Sacro-Craniana durante 25 semanas e 1 grupo placebo que recebeu dois tratamentos de 30 minutos de ultrassom também durante 25 semanas.
Principais Conclusões:
Melhorias Significativas: Após o período de tratamento e no follow-up de 6 meses, os pacientes do grupo de intervenção apresentaram melhorias significativas nos níveis de ansiedade, dor, qualidade de vida e índice de qualidade do sono de Pittsburgh, em comparação com o grupo placebo.
Efeitos Duradouros: Alguns desses benefícios, especialmente a qualidade do sono, mantiveram-se significativamente melhores no grupo de intervenção até o follow-up de 1 ano.
Impacto Psicossocial: O estudo destacou a complexidade da fibromialgia, enfatizando que o impacto psicossocial da condição afeta significativamente a percepção da dor, o bem-estar psicológico e a participação social dos pacientes.
Depressão e Fibromialgia: Foi reiterado que pacientes com fibromialgia tendem a apresentar níveis mais elevados de depressão em comparação com indivíduos que sofrem de outras doenças crónicas, evidenciando a importância de abordagens terapêuticas que também considerem a saúde mental.
A Terapia Sacro-Craniana demonstrou ser uma intervenção eficaz para melhorar a ansiedade, a qualidade do sono e a qualidade de vida em pacientes com fibromialgia, com efeitos que podem ser sustentados ao longo do tempo, sendo uma técnica essencial na promoção da qualidade de vida destes pacientes.
Referência bibliográfica: Matarán-Peñarrocha, G. et al. (2011). Influence of Craniosacral Therapy on Anxiety, Depression and Quality of Life in Patients with Fibromyalgia. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 11, 1-10. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19729492/