Análise do artigo: “The effects of foot reflexology on blood pressure and heart rate: A randomized clinical trial in stage-2 hypertensive patients”

Praew Kotruchin e os seus colegas realizaram um estudo durante 6 meses que tinha como objetivo compreender os efeitos da Reflexologia Podal em pacientes diagnosticados com Hipertensão de estágio 2. 

Para isso, os autores selecionaram um conjunto de 94 indivíduos hipertensos e dividiram-nos em 2 grupos: 1 que recebeu tratamentos de reflexologia podal ao longo de 6 meses e outro (grupo de controlo) que fez apenas o tratamento farmacológico habitual. 

Ao longo do estudo, os investigadores analisaram duas variáveis: os níveis de pressão arterial e a frequência cardíaca. No caso dos pacientes que receberam tratamentos de Reflexologia Podal, estas variáveis eram medidas 15 e 30 minutos após o tratamento e, no caso do grupo do grupo de controlo, estas variáveis eram medidas 15 e 30 minutos após os pacientes repousarem numa sala. 

Os resultados demonstraram que os pacientes que receberam o tratamento de Reflexologia Podal apresentaram uma diminuição tanto da pressão arterial, como na frequência cardíaca, sendo a última extremamente significativa face ao grupo de controlo. 

Provou-se, assim, que a Reflexologia Podal é uma técnica segura e eficaz que deve ser utilizada no tratamento da Hipertensão Arterial. 

Referência bibliográfica: Kotruchin, P. et al. (2020). The effects of foot reflexology on blood pressure and heart rate: A randomized clinical trial in stage-2 hypertensive patients. The Journal of Clinical Hypertension, 23(3), 680-686. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8029572/