Um estudo específico que examina a eficácia da reflexologia no tratamento da obstipação é o estudo piloto “A pilot study of the effectiveness of reflexology in treating idiopathic constipation in women” conduzido por Woodward, Norton e Barriball em 2010. Este estudo exploratório visou determinar a eficácia da reflexologia no tratamento da obstipação idiopática (ou funcional) em mulheres, sendo o primeiro a investigar esta terapia em mulheres com obstipação idiopática definida de acordo com os critérios de Roma II.
Resumo
No estudo foram recrutadas 19 pacientes do sexo feminino encaminhadas para um serviço especializado de biofeedback com obstipação idiopática. Elas receberam tratamentos de reflexologia (semanalmente durante seis semanas). A percepção subjetiva dos pacientes sobre a obstipação foi registada, bem como a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HAD), o formulário curto 36 (SF36), o trânsito intestinal total e o Questionário Holístico de Medicina Complementar e Alternativa (HCAMQ) antes e após a intervenção.
Conclusões
Melhoria na Percepção da Obstipação: 94% das participantes relataram melhorias da obstipação após o tratamento de reflexologia.
Melhoria no Trânsito do Cólon: Dez participantes demonstraram tempos de trânsito do cólon melhorados, e dois normalizaram o trânsito do cólon.
Redução da Ansiedade e Depressão: Mais de metade dos participantes apresentou resultados de melhoras da ansiedade e depressão segundo a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HAD).
Melhoria na Saúde Mental e Vitalidade: Houve melhorias notáveis na saúde geral, saúde mental e vitalidade conforme medido pelo questionário SF36, tendo a vitalidade melhorado significativamente.
Atitude Positiva em relação à CAM: Após o tratamento, 63% das participantes mostraram uma atitude mais positiva em relação à Medicina Complementar e Alternativa (CAM) e saúde holística.
O estudo concluiu que a reflexologia mostrou-se potencialmente benéfica no tratamento da obstipação idiopática em mulheres, indicando que pode ser uma intervenção útil. Entretanto, é necessária mais investigação, através de ensaios randomizados, para confirmar esses resultados.
Para mais detalhes sobre o estudo, aceda ao link: