As unhas compõem-se de camadas laminadas de uma proteína chamada queratina, demoram cerca de 150 a 180 dias a crescer. As unhas normais, tanto dos pés como das mãos, são lisas, ligeiramente abauladas, levemente convexas, relativamente espessas e com brilho moderado. 

Para percebermos se as unhas estão ou não normais, devemos prestar atenção a estes indicadores:

  • Textura e Regularidade da Superfície;
  • A Forma;
  • A Espessura;
  • A Cor;
  • A ocorrência de Queda das Unhas;
  • As Lúnulas (meias-luas que temos na base da unha). 

Existem várias anormalidades que as Unhas podem apresentar e que indicam diversos problemas de saúde, tais como:

  1. Anormalidades da Superfície
  2. Unhas Retorcidas
  3. Unhas Curvadas
  4. Queda de Unhas
  5. Cor Anormal
  6. Inexistência de Lúnulas

Anormalidades da Superfície

  1. Endentação das Unhas

Assemelha-se a um “afundamento” de uma parte da unha e indica o início de um desequilíbrio ou patologia no corpo do paciente.As unhas demoram cerca de 150 a 180 dias a crescer e quando surge uma endentação, esta indica o início do desequilíbrio ou patologia. Na 1ª imagem temos uma situação a acontecer a 30 dias e na 2ª imagem a 120 dias, o que significa que houve algo que aconteceu nessa altura, e as imagens são relativas ao mesmo evento, mas em tempos diferentes.

As marcas que surgem nas unhas e que se deslocam desde a sua base até à extremidade, à medida que a unha cresce, indicam sempre um valor temporal que podem dar pistas sobre os eventos que tenham desencadeado determinado desequilíbrio.Estas depressões horizontais podem ser indicadores de infeções, diabetes, doença arterial periférica e uso de alguns tipos de medicamentos, incluindo retinoides e quimioterapia, deficiência de zinco.

2. Sulcos Longitudinais

Linhas na vertical ao longo de toda a unha apontam para deficiência do sangue do fígado e deficiência da energia Yin desse órgão, e uma das consequências disso é a diminuição da sua capacidade de armazenamento de sangue, o que pode estar na origem de muitos sintomas como por exemplo a insónia. Pode ser também um indicador de anemia e deficiência de ferro.

3. Unhas Finas e Quebradiças

Normalmente, apontam para falta de energia no corpo, particularmente indicam deficiência do sangue do fígado e em casos graves deficiência da Essência dos Rins (os rins é onde está armazenada a nossa energia essencial e ancestral). Pode também indicar Hipotiroidismo, Artrite Reumatoide ou Psoríase.

4. Unhas Ásperas e Espessas

Estão relacionadas com carência de energia e de sangue, casos de Psoríase Crónica e, em determinados casos acumulação de humidade e fungos. Excesso de acidez no intestino delgado e, ainda, acúmulo de fluidos corporais como: muco, líquido nos pulmões, nos intestinos, estômago ou garganta.

5. Unhas Secas e Espessas

Estão ligadas a um mau funcionamento do estômago e do baço, falta de água e nutrientes no fígado ou deficiência de energia Yin nesse órgão e presença de calor tóxico no corpo.

Nota: Calor Tóxico é um calor que gera sempre desequilíbrios e toxinas, levando a que as células deixem de funcionar de uma forma limpa para estarem demasiado aquecidas e libertarem toxicidade para o ambiente.

6. Unhas Rachadas

Indicam falta de energia e de sangue e escassez e secura do sangue do fígado. 

7. Unhas Lascadas

Remetem para insuficiência dos rins e do baço com retenção de humidade nos órgãos. 

Unhas Retorcidas

Refletem deficiência do sangue do fígado. 

Unhas Curvadas

A curvatura pode dar-se para cima (como ganchos) ou para baixo e são sinónimo de uma condição crónica com falta de energia no corpo. Indicam também que o sangue não está a ser distribuído uniformemente pelos órgãos. 

Pode indicar pouco oxigénio no sangue, doença pulmonar, problemas cardíacos, problemas gastrointestinais ou no fígado.

Queda de Unhas

Quando as unhas se tornam quentes, doloridas, intumescidas, produzirem pus e, por fim, caem, indicam calor tóxico que, geralmente, vem do coração ou do intestino delgado. 

Cor Anormal

  1. Unhas com Manchas Brancas

Significam falta de energia no corpo e carência de Zinco.

2. Unhas Amarelas

Estão relacionadas com Icterícia, doença vascular, doença inflamatória da pele.

3. Síndrome da Unha Amarela

Descoloração amarela com diminuição do crescimento e espessamento da unha. Associam-se a patologias como: cancro, doenças do tecido conjuntivo, doenças endócrinas, doenças vasculares/ circulação deficiente.

4. Lúnulas Vermelhas

Lúnulas eritematosas ou cor-de-rosa. Indicam Angina, Insuficiência Cardíaca, bronquite crónica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, enfisema, anemia, doença hepática, doença renal, HTN.

5. Hemorragias de lascas vermelhas

Linhas longitudinais vermelho-pretas sob a placa ungueal. Relacionam-se com: Endocardite infecciosa, traumatismo, psoríase, líquen plano, doenças do tecido conjuntivo, insuficiência renal.

6. Lúnulas azuis

Descoloração azulada da lúnula. Refletem patologias como: Doença de Wilson, exposição química à prata, medicamentos anti-maláricos ou quimioterapêuticos.

7. Unhas Azuis

Descoloração azulada do leito ungueal. Estão associadas a deficiência de vitamina B12 e VIH/SIDA.

8. Melanoníquia (Unhas Castanhas)

Descoloração castanha longitudinal, simples ou em bandas paralelas. Refletem problemas de saúde como: Melanoma, deficiência de vitamina B12, medicamentos (anti-maláricos, anti-retrovirais, quimioterapêuticos, hidroxiureia, minociclina), nevo melanocítico benigno da matriz.

9. Leuconíquia punctata (leuconíquia verdadeira)

Descoloração branca punctata sem branqueamento do leito ungueal que se move distalmente à medida que a unha cresce. Indicam traumatismos.

10. Linhas de Mees

Faixas brancas horizontais que cobrem a largura da unha. Estão associadas a Envenenamento por arsénico, colite ulcerosa, cancro da mama, sarampo, LES, insuficiência renal, insuficiência cardíaca.

11. Unhas de Muehrcke (leuconíquia aparente)

Bandas brancas transversais emparelhadas que abrangem a largura da unha e são paralelas à lúnula distal. Indicam: Hipoalbuminemia, síndrome nefrótico, doença hepática, desnutrição, VIH ou SIDA, quimioterapêuticos.

12. Meia unha e meia (leuconíquia aparente)

20-60% do segmento distal de cor castanho-rosado com um bordo transversal contrastando com leuconíquia proximal que obscurece a lúnula. Associam-se a Doença renal crónica, doença de Behçet, doença de Crohn, doença de Kawasaki, pelagra, deficiência de zinco.

13. Unhas de Terry (leuconíquia aparente)

Descoloração branca de toda a unha, com exceção de uma banda castanha rosada de 1-2 mm no bordo livre distal- Refletem doenças como: Cirrose hepática, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes mellitus, tuberculose pulmonar, artrite reactiva, doença de Hansen, doença vascular periférica.

Inexistência de Lúnulas

A lúnula é o arco branco em forma de lua crescente na base da unha e é um forte indicador de saúde. Assim, as pessoas saudáveis devem ter lúnulas bem definidas que ocupam cerca de 20% da unha. Quanto mais energia o paciente tem, mais brancas e definidas serão as suas lúnulas. Quanto menos luas uma pessoa tiver nas suas unhas, maior é a probabilidade de se sentir cansada e de sofrer de fraca imunidade. É normal que a unha do mindinho tenha uma lua pequena ou ausente, mas se as luas estão ausentes na maior parte dos dedos, é um sinal de que pode precisar de ajuda para regular o fogo interior que governa a digestão, a energia e o metabolismo.

Caso queiras preparámos para ti um mapa para poderes imprimir e ter sempre por perto nas tuas consultas: