É muito comum em Medicina Holística encontrarmos fortes tensões ou restrições na área da face e da boca que precisam de ser tratadas e que, potencialmente, podem ter sido a causa dos sintomas do paciente.
Usando a Terapia Sacro-Craniana é possível realizar um tratamento poderoso, mas delicado, para libertar tensões na face, cabeça e pescoço (que afetam o resto do corpo).
No tratamento Sacro-Craniano são tratados dois aspectos: craniosacral e fascial. O craniosacral, onde o cérebro está a respirar e o sacro se move com ele para permitir que o cérebro e a medula espinal respirem e se expandam. E o fascial, onde a teia fascial que está por todo o corpo e que cria tensão irá relaxar. O trabalho sobre estes dois aspetos vai libertar as tensões e trazer um melhor funcionamento de todo o corpo.

Após qualquer tratamento dentário que possa ter causado stress dentário e a Terapia Sacro-Craniana ajuda a:
- Auxilia o fluxo das anestesias para fora do corpo: a anestesia pode permanecer num lugar na boca em vez de seguir o seu curso, e pode sentir-se como uma bolinha que não desaparece mesmo passados vários dias. Alguns pacientes explicam que sentem a zona da anestesia sensível durante semanas ou que têm muita dor no local onde foram injectados.
- Ajudar num tratamento longo de ortodontia: os dentistas sugerem que os aparelhos podem ser úteis se estiver a tentar corrigir a posição dos dentes e o alinhamento da mordida. No entanto, no trabalho craniano, a ortodontia pode ser vista como uma abordagem muito invasiva, especialmente se o paciente for uma criança pequena ou um adolescente (os corpos estão a crescer e a mudar e uma restrição dentária pode potencialmente afectá-los). Recomenda-se vivamente que se experimente primeiro a Terapia Sacro-Craniana (pelo menos 6 sessões) para ajudar no realinhamento da ATM, ajudar no espaçamento dos dentes ou questões semelhantes. Alternativamente, se preferir começar com ortodontia, pode acompanhar cada ajuste ortodôntico com uma sessão craniana. A sua cabeça, pescoço e coluna vertebral serão capazes de acomodar muito melhor as tensões de cada ajuste.
- Ajuda nas tensões e postura: deitar-se com a cabeça inclinada para trás e a boca bem aberta… pode ser bastante duro em todo o sistema cabeça-pescoço, especialmente se já tem alguma tensão. Isto pode criar padrões no seu alinhamento geral.
- Ajuda na recuperação de antibióticos e anestésicos: é muito comum a toma de antibióticos antes ou após um determinado procedimento dentário ou a aplicação de anestesia nesses procedimentos. O seu corpo pode necessitar de ajuda para lidar com o desequilíbrio gerado e o seu fígado e outros órgãos podem definitivamente beneficiar do restabelecimento da função fisiológica – já se sentiu inexplicavelmente cansado após uma visita intensa ao dentista?
#cursodemedicinaholistica