• Ranger ou cerrar os dentes à noite?
  • Usar um protetor bucal?
  • Atrofia periodontal?
  • Sentir zumbidos nos ouvidos, constantes ou intermitentes?
  • Sentir dor ao mastigar?
  • Ouvir um ruído de estalido quando a boca abre ou fecha?
  • Dores de cabeça, no pescoço e nos ombros?

Se estes sintomas se estão a manifestar, é muito provável que o diagnóstico sejam disfunções da Articulação temporo-mandibular (ATM), nomeadamente bruxismo (ranger os dentes à noite). O cerrar os dentes ou a mandíbula é uma resposta natural ao aumento do stress, comprimindo cronicamente a ATM.

Segundo John Upledger, médico criador do método Sacro-Craniano, estas disfunções são manifestações secundárias de um problema mais profundo no corpo, nomeadamente problemas no sistema fascial, no masticatório, no músculo-esquelético, no sacro-craniano ou no sistema nervoso. Estes problemas podem englobar questões neurológicas, pós-traumáticas, doenças degenerativas, problemas dentários, disfunções no sistema sacro-craniano, stress, entre outros[1].

A Sacro-Craniana, como terapia, permite restaurar o equilíbrio do sistema neurológico e aliviar a tensão dentro dos ossos do crânio, pescoço e coluna vertebral, que causam os desalinhamentos que levam à tensão crónica do maxilar e mandíbula, responsáveis pelo ranger dos dentes.

Eis como esta técnica é útil para tratar as disfunções da ATM:

  1. Relaxamento muscular e libertação de tensões

A Terapia Sacro-Craniana envolve manipulações subtis do sistema Sacro-Craniana, que inclui os ossos, os fluidos e as membranas que rodeiam o cérebro e a medula espinal. É usado um leve toque para libertar a tensão nos músculos e na fáscia à volta da cabeça, do pescoço e do maxilar. Isto pode ajudar a reduzir as contrações musculares excessivas que contribuem para o cerramento do maxilar.

2. Correção do Posicionamento dos Ossos Cranianos

Quando os músculos e os ligamentos que se unem aos ossos temporais apresentam deformações ou tensões anormais, os ossos temporais acabam por se posicionar de forma incorreta. As técnicas Sacro-Cranianas permitem avaliar a posição e o movimento disfuncional dos ossos temporais e da mandíbula, sendo possível trabalhar para trazer estes ossos para posições naturais.

3. Redução do stress

A Terapia Sacro-Craniana é ótima para abrandar o ritmo, para promover o relaxamento e a estabilização do sistema nervoso. À medida que os níveis de stress diminuem, a probabilidade de cerrar os dentes e ranger os dentes diminui, evitando assim uma maior tensão nos músculos dos maxilares.

4. Equilíbrio do Sistema Sacro-Craniano

A Terapia Sacro-Craniana tem como objetivo restaurar o ritmo natural e o equilíbrio do sistema sacro-craniano. Quando este sistema está em harmonia, pode ter um impacto positivo em várias funções corporais, incluindo as relacionadas com o movimento dos maxilares e a coordenação muscular.

Assim, ao recorrer a esta terapia, é possível diminuir as dores e o desconforto, reduzir o uso de medicação, melhorar o sono, o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, melhorar a fala e a mastigação e diminuir ou eliminar problemas associados às disfunções da ATM

Se quiseres aprender esta técnica INSCREVE-TE AQUI.

#cursosacrocraniana

[1] Craniosacral Therapy for a TMJ (Heal me, 2021)

TMJ: Primary Problem, or Tipo f Iceberg? (Upledger, 2009)