Depois de aprenderes a definir os teus objetivos e prioridades, é muito importante conseguires planear todas as tarefas diárias, semanais e mensais para que consigas utilizar eficazmente o tempo que tens disponível para as cumprir e estares sempre alinhado com aquilo que queres conquistar. Para isso, o mais fácil é socorreres-te da tão conhecida “Agenda”. 

Vantagens da Agenda:

  • Permite-te visualizar todas as tuas tarefas (pessoais e profissionais) a curto, médio e longo prazo;
  • Consegues organizar tudo o que tens para fazer em dias e horas;
  • Impede-te de criares uma lista de tarefas irrealista para o tempo que tens;
  • Podes analisar facilmente se estás a conseguir cumprir os teus objetivos;
  • Permite-te equilibrar a tua vida pessoal e profissional;
  • Quando completas uma tarefa e a “riscas” da agenda, dá-te a sensação de missão cumprida e, ao mesmo tempo, motivação para terminar tudo o resto.

Os vários tipos de Agenda:

O que não falta, atualmente, são tipos de Agenda que podes utilizar para organizar o tempo, conforme o gosto pessoal de cada um: 

  • Se preferires papel, podes usar as famosas agendas físicas que se vendem em qualquer papelaria ou supermercado.

  • Se, por outro lado, já te converteste ao digital, existem inúmeras ferramentas que podes utilizar: Google Calendar, Canva, Agenda da Apple, Notion, MS Outlook. 

5 passos para organizares a Agenda de forma eficaz

Após teres escolhido a ferramenta que mais se adequa às tuas necessidades, deves organizar a Agenda da seguinte forma:

  1. Identifica o tempo que tens disponível: Perante as horas em que tens compromissos fixos, identifica os momentos do dia que tens disponíveis para fazeres o teu trabalho e outras atividades pessoais. 
  2. Marca horas específicas do dia para as tarefas urgentes e importantes: As tarefas urgentes e importantes são aquelas a que tens de dar prioridade, por isso, têm de ter sempre lugar na tua agenda. 
  3. Define períodos do dia ou da semana (dependendo do teu estilo de vida e trabalho) para poderes lidar com eventuais urgências ou imprevistos: Assim, se acontecer uma emergência no trabalho, por exemplo, já tinhas disponibilizado algum tempo da tua agenda para a resolveres e não precisas de ficar a trabalhar muitas horas extra. 
  4. Agenda tempo ao longo do dia para os teus objetivos pessoais: Se tens o objetivo de fazer 30 minutos de atividade física diária, garante que agendas um período do teu dia para o fazer. 
  5. Faz uma análise contínua das tuas tarefas: É muito importante estabeleceres um dia da semana ou do mês para não só preencheres a tua agenda, como também para analisares as tarefas que tens feito e que queres fazer. Assim, consegues estar sempre atento às atividades que tens vindo a dar prioridade. 

Ao início pode ser difícil conseguir organizar tudo da melhor forma, mas, se não desistires, vais ver que a Agenda se torna a tua melhor amiga, fazendo de ti uma pessoa mais feliz e um terapeuta mais competente! 

Referência utilizada para o desenvolvimento deste artigo: https://www.mindtools.com/ak2ljl6/effective-scheduling