O Sistema Sacro-Craniano ou Mecanismo Crânio-Sacral, como também é conhecido, é a função mais importante do corpo humano. Contém o elemento mais elevado conhecido pelo homem – o Líquido Cefalo-Raquidiano (LCR) – e é composto pelo crânio, sacro, coluna vertebral e LCR.
O LCR é produzido no plexo coróide do cérebro e é o fluido que constitui a força motriz, o sistema hidráulico e o sistema energético do corpo. Sem a mecânica deste fluido, a vida não seria possível.
Este Mecanismo tem cinco componentes básicos:
- O movimento rítmico inerente do cérebro e da medula espinal.
- A flutuação do LCR que envolve e nutre o cérebro e a medula espinal.
- As tensões variáveis da dura-máter (membrana que envolve o cérebro e a medula espinal). Toda esta estrutura membranosa atua como uma unidade e é designada por Membrana de Tensão Recíproca.
- O movimento rítmico inerente dos ossos do crânio.
- O movimento involuntário do sacro/cóccix entre os ossos ilíacos/anca.
O fluido deste mecanismo – LCR – é o óleo do motor, responsável pela manutenção da função do corpo. Exprime-se através de todas as células do corpo, influenciando todas as funções corporais.
Ressalta-se, ainda, que um praticante de Terapia Sacro-Craniana treinado pode colocar as mãos em qualquer parte do corpo do paciente para perceber e influenciar este importante mecanismo.