A relação com os elementos naturais

Cada um dos elementos que se expressa fisiologicamente vai ter um elemento natural correspondente ao qual está intrinsecamente ligado. As ligações entre estes elementos vão manifestar-se em diferentes zonas do corpo, da seguinte forma: 

Elementos Naturais11 ElementosManifestações
Fogo1 e 2Tórax
Terra3Pélvis
Madeira4Corpo todo
Ar5Crânio
Água6Abdómen
Éter7Corpo Etéreo 1

Nota: Corpo etéreo de nível 1 – estrutura que está entre a energia e a matéria, fornece vitalidade física e tem uma ligação de nível 1 à mente. 

Conhecer estas relações entre os elementos é fundamental para o diagnóstico terapêutico e o raciocínio que o terapeuta deve fazer é exatamente o mesmo que faz para as relações das componentes principais de cada elemento: Temos de olhar sempre para o sítio em que a doença se está a manifestar para conhecermos a sua origem. Por exemplo: se uma pessoa sofre de muco nos pulmões, essa é a manifestação; a origem do problema está no elemento fogo, ou seja, no elemento 1 ou 2 = intestinos ou sistema reprodutor (sendo que é mais provável ser o intestino). É esta origem que o terapeuta tem de tratar. 

A Relação dos Elementos entre si

Os 11 elementos vão relacionar-se entre si de várias formas, mas a principal e que iremos dar especial destaque é aos ciclos que geram entre si.

Os Ciclos 

  1. Ciclo da Nutrição (elementos 1, 2, 3, 4, 5, 6,7,8,9,10 e 11) – isto significa que o elemento 1 nutre o 2, o 3 nutre o 4 e por aí fora. Quando existe um bloqueio nessa nutrição, por exemplo, no caso do elemento 1, temos o intestino delgado, e se houver um problema de absorção deste órgão, deixa de haver nutrição para o elemento 2. Ou seja, os órgãos reprodutores (elemento 2) deixam de receber nutrientes e começam a funcionar de forma desequilibrada. 
  2. Ciclo do Amor (o 1 está ligado ao 3, o 3 ao 5, o 5 ao 7, 7 ao 9, 9 ao 11 e depois transforma-se no ciclo da liderança) – os elementos que estão ligados pelo ciclo do amor precisam de amor para funcionarem com equilibrio. 
  3. Ciclo da Liderança (o 11 está ligado ao 2, 2 ao 4, 4 ao 6, 6 ao 8, 8 ao 10, 10 ao 1 e volta a transformar-se no ciclo do amor) – os elementos que estão ligados pelo ciclo da liderança precisam de liderança para funcionarem de forma equilibrada.
Ciclo da Nutrição
Ciclo do Amor
Ciclo da Liderança

Estes 3 ciclos são fundamentais para o equilíbrio e a nutrição de todo o ser. Quando existe um desequilíbrio algures nestes 3 ciclos, manifesta-se em termos de comportamento ou patologia. 

Este mês explorámos bastante a Teoria dos 11 Elementos, a base teórica e filosófica que fundamenta todo o Método de Diagnóstico da Medicina Holística, e conseguimos dar-te os conhecimentos base da Teoria dos 11 Elementos, mas há tanto mais para saber! Se quiseres aprofundar o teu conhecimento deste método incrível, tens a oportunidade de o fazer em 2 módulos da nossa escola: Corpo Reflexo e Tesed 2 (link para os cursos)