Os dentes e o maxilar são uma parte integrante da estrutura óssea do corpo. A função dos dentes é a mastigação dos alimentos. Contudo, se nos focarmos apenas na sua função, ficamos limitados no entendimento de como os dentes são uma parte importante em toda a estrutura. Se forem tratados isoladamente, sem consciência dessa interligação, os benefícios podem ser limitados e podem trazer consequências perturbadoras e desequilíbrios a todo o organismo.

Por exemplo, uma mordida irregular ou maloclusão (os dentes superiores não contactarem de forma correcta com os inferiores) pode levar a uma utilização desequilibrada dos músculos da mandíbula, garganta e pescoço com efeitos dominó por todo o corpo. Por exemplo, pode resultar no aperto do músculo esternocleidomastóideo de um lado, levando à assimetria da cabeça e pescoço, restrição do osso temporal do lado afectado, compressão do forame jugular, impacto sobre a veia jugular, o nervo espinal accessório e o nervo vago, causando dores de cabeça, dores de ouvido, zumbido, distúrbios respiratórios, cardíacos e digestivos, dores no pescoço e nas costas, desorientação mental e muitos outros sintomas possíveis.

Da mesma forma, um desequilíbrio em qualquer parte do corpo poderá resultar em distensões musculares desequilibradas, levando à contracção assimétrica do músculo esternocleidomastóideo, levando à restrição óssea temporal, desequilíbrio mandibular, disfunção da ATM, e uma mordida irregular, resultando em dor de dentes, dor na mandíbula, estalido na mandíbula, dor de ouvido, zumbido e uma multiplicidade de outros sintomas.

Resumindo, os sintomas locais nos dentes, maxilares ou articulações têmporo-mandibulares (ATM) podem frequentemente surgir de fontes noutras partes do corpo ou igualmente provocar perturbações debilitantes na saúde. Tudo no corpo está relacionado e é bidireccional.

Contudo é muito comum vermos problemas nos dentes serem tratados como distúrbios locais e por isso serem usados tratamentos odontológicos e de ortodontia desnecessários e inapropriados, enquanto a verdadeira fonte dos sintomas permanece por identificar e por tratar. Mexer nos dentes de forma isolada, traz apenas alívio temporário e local, mas não irá resolver o real problema na estrutura completa e esse alívio temporário impede muitas vezes o tratamento de desequilíbrios físicos, emocionais e mentais mais complexos, tornando-os mais profundos e mais difíceis de tratar.   

#cursodemedicinaholistica