Para os mais aficionados de pão, neste verão com o tempo extra andei a fazer algumas investigações sobre como consumi-lo de uma forma que respeite o funcionamento do corpo. Após deliberação dos provadores lá de casa, esta foi uma das receitas vencedoras.
É uma receita simples, sem trigo, sem glúten e sem fermento. Como agente levedante utilizei o bicarbonato de sódio, pois este quando entra em contacto com um ácido (no caso o vinagre de maçã ou sumo de limão) liberta dióxido de carbono, fazendo com que a massa comece logo a crescer e tornando o pão mais leve.
Ingredientes
300grs Quinoa demolhada (8 horas ou durante a noite)
300grs Courgette (1 de tamanho médio)
60grs de sementes de linhaça
60grs de óleo de côco derretido
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal marinho
2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou sumo de limão
Preparação
1- Demolhar a quinoa durante pelo menos 8 horas. Se for fazer o pão de manhã, deixar de véspera a demolhar e se fizer à noite, deixar a quinoa de manhã.Ralar a courgette.
2- Moer as sementes de linhaça e misturar com a courgette.
3- Tapar e deixar repousar, no mínimo 2 horas. O ideal é fazer este preparado quando coloca a quinoa de molho.
4- Quando for mesmo fazer o pão, pré-aquecer o forno a 160ºC.Escoar a quinoa. Como a quinoa é muito pequena, o truque para a escoar bem, é usar um coador de rede muito fino, ou usar um pedaço de tule.
5- Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar tudo até obter uma massa homogénea (demora pelo menos 2 minutos no turbo)

6 – Deitar o preparado numa forma forrada com papel vegetal e levar ao forno a cozer durante 1 ½ , ou mais se for necessário até estar dourado.
7 – Tirar do forno e esperar meia hora até desenformar.

8- Depois de desenformar deixar arrefecer completamente em cima de uma grelha/rede.

9- E quando arrefecer é só cortar em fatias e saborear!
