Pão de Quinoa e Courgete

  • 13 Agosto, 2018

Para os mais aficionados de pão, neste verão com o tempo extra andei a fazer algumas investigações sobre como consumi-lo de uma forma que respeite o funcionamento do corpo. Após deliberação dos provadores lá de casa, esta foi uma das receitas vencedoras.

É uma receita simples, sem trigo, sem glúten e sem fermento. Como agente levedante utilizei o bicarbonato de sódio, pois este quando entra em contacto com um ácido (no caso o vinagre de maçã ou sumo de limão) liberta dióxido de carbono, fazendo com que a massa comece logo a crescer e tornando o pão mais leve.

Ingredientes

300grs Quinoa demolhada (8 horas ou durante a noite)

300grs Courgette (1 de tamanho médio)

60grs de sementes de linhaça

60grs de óleo de côco derretido

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal marinho

2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou sumo de limão

Preparação
  1. Demolhar a quinoa durante pelo menos 8 horas. Se for fazer o pão de manhã, deixar de véspera a demolhar e se fizer à noite, deixar a quinoa de manhã.
  2. Ralar a courgette. Moer as sementes de linhaça e misturar com a courgette. Tapar e deixar repousar, no mínimo 2 horas. O ideal é fazer este preparado quando coloca a quinoa de molho.
  3. Quando for mesmo fazer o pão, pré-aquecer o forno a 160ºC.
  4. Escoar a quinoa. Como a quinoa é muito pequena, o truque para a escoar bem, é usar um coador de rede muito fino, ou usar um pedaço de tule.
  5. Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar tudo até obter uma massa homogénea (demora pelo menos 2 minutos no turbo).

Pão de Quinoa e Courgete 1

  1. Deitar o preparado numa forma forrada com papel vegetal e levar ao forno a cozer durante 1 ½ , ou mais se for necessário até estar dourado.
  2. Tirar do forno e esperar meia hora até desenformar.

Pão de Quinoa e Courgete 2

  1. Depois de desenformar deixar arrefecer completamente em cima de uma grelha/rede.

Pão de Quinoa e Courgete 3

 

  1. E quando arrefecer é só cortar em fatias e saborear!

Pão de Quinoa e Courgete 5

Por: Susana Silva