O trabalho de avaliar, diagnosticar, tratar e prevenir doenças é fascinante, onde nunca há dois dias iguais. Ajudar as pessoas a superar os seus desafios e melhorar a qualidade das suas vidas é enormemente gratificante – e uma das principais razões que motiva as pessoas a quererem ser Terapeutas.

Contudo, é preciso muito trabalho e dedicação para se qualificar como Terapeuta de Medicina Holística. Se está a considerar enveredar por este caminho extremamente gratificante, mas desafiante, é importante que esteja consciente de todas as vantagens e de todos os desafios que irá encontrar.

👍 Oferece uma grande satisfação profissional. 

Como terapeuta de Medicina Holística, ajudará as pessoas a recuperar a saúde e dar-lhes-á as ferramentas para ganharem autonomia em relação aos seus cuidados de saúde. A capacidade de ajudar os outros a serem mais saudáveis, felizes e equilibrados é incrivelmente recompensadora e, inquestionavelmente, uma das melhores regalias deste trabalho.

👎 Pode ser emocionalmente exigente.

Este é um trabalho que exige que esteja consistentemente disponível emocionalmente para os seus clientes. Terá de estar presente em cada caso individual, independentemente do facto de se encontrar no final de um longo dia e de estar cansado, ou de estar a atravessar um período difícil na sua vida pessoal. Entre a satisfação das necessidades emocionais dos seus clientes e a manutenção de relações com os seus entes queridos, este trabalho pode ser exigente.

👍 Oferece múltiplas oportunidades de emprego.

Os Terapeutas de Medicina Holística podem encontrar emprego em consultórios privados, clínicas de saúde, farmácias, ervanárias, entre outros. E não apenas localmente – uma boa qualificação de uma instituição de aprendizagem credível e com um bom currículo pode abrir perspectivas de emprego em todo o mundo. Os Terapeutas também podem escolher entre várias áreas diferentes de actuação, tais como tratamento de crianças, adolescentes, grávidas, saúde da mulher, etc.

👎 Leva tempo e trabalho árduo.

Para se qualificar como Terapeuta de Medicina Holística, é necessário concluir com sucesso os 10 módulos do nosso curso. Apesar de poder começar logo a trabalhar com pacientes após a conclusão do primeiro módulo em apenas 5 meses, o tempo mínimo para os completar os 10 módulos são 5 anos. E não se fica por aí pois esta é uma profissão onde a aprendizagem deve ser contínua e ao longo da sua actividade profissional e deve regularmente fazer formações de actualização. Na Tesed, disponibilizamos aos Terapeutas formação continua gratuita uma vez por mês precisamente para garantir que o crescimento pessoal e profissional dos Terapeutas.

👍 Pode ser financeiramente muito interessante.

Embora exercer Medicina Holística não seja um trabalho para se fazer pelo dinheiro, proporciona um salário atrativo: os Terapeutas de Medicina Holística bem qualificados em Portugal ganham, no mínimo 40€ por hora de trabalho.

Se for criativo, pode também diversificar a sua actividade realizando palestras, workshops, cursos – o que irá contribuir spara um aumento significativo dos seus ganhos financeiros.

👎 Estabelecer a sua própria prática é um desafio.

Construir um negócio a partir do zero pode ser um trabalho assustador. Será necessário pensar em tarefas básicas tais como encontrar espaço, comprar equipamento e, acima de tudo, estabelecer uma base de clientes. Outras questões que terá de considerar incluem coisas como práticas de facturação, gestão de documentos e obrigações fiscais. Pode ser um grande Terapeuta, mas quão boas são as suas competências empresariais? Na Tesed temos um módulo específico de apoio à implementação de negócio próprio que abordam temáticas desde o marketing a questões legais e fiscais, entre outras.

👍 Pode ter horários de trabalho flexíveis.

Embora muitos Terapeutas trabalhem muitas horas, se tiver a sua própria prática pode basicamente estabelecer o seu próprio horário. Isto significa que pode ter uma carreira gratificante e ainda ter tempo para passar com a família e amigos. 

👎 O seu horário de trabalho pode ser errático

A flexibilidade é uma competência importante nesta profissão. Alguns clientes só podem ter consultas depois do trabalho ou aos fins-de-semana, alguns podem ter emergências que surgem no último minuto e precisam de ser reagendadas. Como resultado, a sua agenda pode tornar-se bastante errática com marcações falhadas, cancelamentos e adiamentos, e precisa de estar preparado para lidar com isso.

👍 Poderá conhecer muitas pessoas diferentes

Como Terapeuta de Medicina Holística terá a oportunidade de conhecer pessoas de todos os sectores, sejam crianças, adultos, casais ou famílias. Não importa com que idade ou grupo populacional trabalhe, a sua exposição a diversas pessoas alargará a sua perspectiva profissional e afinará a sua capacidade de se relacionar e empatizar com os outros, para que possa efectivamente ajudá-los. E, claro, há também o benefício de ensinar os outros Terapeutas e observar como eles, também, crescem e prosperam.

👎 Pode ser uma profissão solitária

Embora, como Terapeuta, estará exposto a muitas pessoas diferentes, na sua maioria, é um trabalho muito solitário. Estará sempre sozinho com os seus clientes, e será sempre sobre eles – é o espaço deles. A natureza unidireccional do processo terapêutico pode ser stressante para o terapeuta e, embora o apoio de colegas da mesma profissão possa revelar-se extremamente útil, os requisitos de confidencialidade irão proibi-lo de discutir alguns aspectos do seu trabalho. Será, portanto, importante desenvolver activamente as suas amizades, a fim de assegurar que também tenha uma saída emocional e social.

👍 Pode ajudar-se a si mesmo

As competências adquiridas durante a formação também o podem ajudar a melhorar a sua própria vida. Quer tenha hábitos e padrões destrutivos, ou situações que precisem ser curadas, aplicar o que aprendeu vai ajudá-lo a crescer como pessoa. Também pode ter um impacto positivo nas suas relações com amigos e familiares, particularmente quando há conflitos ou questões não resolvidas.

👎 Exposição ao trauma

As pessoas recorrem a Terapeutas porque estão muitas vezes presas quer na “doença” quer em em padrões de comportamento e com os quais se sentem incapazes de mudar ou de lidar. O processo terapêutico pode exigir que os pacientes enfrentem situações do seu passado dolorosas, stress ou sofrimento emocional nas suas vidas, o que pode ser extremamente drenante tanto para eles como para o Terapeuta. É imperativo, portanto, que o Terapeuta aprenda a lidar com a sua própria “bagagem” emocional, a fim de poder manter a objectividade e liderança dos processos de cura.

👍 Nunca deixará de aprender

Medicina Holística, é o tipo de carreira em que crescerá um pouco todos os dias e aprenderá algo de novo com cada cliente. Nunca saberá tudo o que há para saber sobre as pessoas, e as surpresas ainda podem entrar no seu consultório após décadas de trabalho. Essa é a beleza de escolher uma carreira tão orientada para as pessoas: por mais que esteja equipado com as competências de que necessita durante os seus cursos, a sua experiência no mundo real nunca deixará de lhe dar ainda mais lições.

Se, depois de ponderar cuidadosamente de todas as vantagens e todos os desafios desta profissão, ainda sentir que tem o que é preciso para ser Terapeuta de Medicina Holística, porque não considerar estudar na TESED? 

#cursodemedicinaholistica