Quando era adolescente recordo-me de ir a um restaurante italiano e alguém ter pedido um prato com um nome tão belo que só de o pronunciar me deu vontade de o comer: “Fusilli al tonno”! Para mim era quase poético! A minha desilusão foi enorme quando me trouxeram para a mesa… massa com atum!! Ficou a lição de que não são só os olhos que comem e de vez em quando, por graça, cá por casa dão-se uns nomes engraçados às comidas simples para lhes dar um ar gourmet. E foi este o caso. Zucchini al tonno, que é como quem diz, curgete com atum!
Desta vez além de vos trazer um prato simples com um nome gourmet, trago uma variante bastante versátil e adequada para este verão: os legumes espiralizados. Com um verão particularmente fresco, as saladas não apeteceram assim tanto, e perante a pouca variedade de legumes para cozinhar da época, decidi arriscar e espiralizar a curgete. O resultado foi um prato rápido, leve e muito saboroso.
Existem incontáveis modelos de espiralizadores no mercado. A minha escolha foi para um modelo de aço inoxidável pequeno e prático para limpar e arrumar.

Vamos então à receita. O atum é um ingrediente opcional, podendo a curgete ser combinada com outros legumes ou cereais mais ao gosto de cada um.
Ingredientes
2 dentes de alho
30gramas de gengibre fresco
1 colher de chá de sementes de mostarda
Azeite e sal q.b.
2 curgettes médias espiralizadas
1 lata de atum (opcional)
Preparação
- Esmagar o alho e o gengibre até fazer uma massa.
- Levar o azeite ao lume com as sementes de mostarda.
- Quando as sementes abrirem (começam a estalar), juntar o alho e o gengibre e logo de seguida a curgete.
- Deixar saltear em lume bem alto, mexendo sempre durante 1 ou 2 minutos (para ficar crocante).
- Temperar com sal e juntar o atum se for essa a opção escolhida.
- Envolver tudo e servir.
