Ghee ou manteiga clarificada, é uma manteiga resultante de um processo de purificação da manteiga de vaca tradicional muito usada na culinária indiana e em tratamentos de saúde Ayurvédicos. Sendo um derivado da manteiga, é rica em gordura e o valor nutricional é similar. A vantagem da ghee face à manteiga tradicional é que devido ao seu processo de separação dos resíduos sólidos da manteiga, contém uma menor quantidade de lactose e caseína, sendo por isso menos prejudicial, mantendo no entanto os ácidos gordos de cadeia curta que são anti-inflamatórios.
A ghee deve ser obtida através do aquecimento lento de uma manteiga sem sal e de boa qualidade, fazendo com que os componentes se separem, uma vez que as proteínas do leite não ficam em estado líquido, é possível removê-las, obtendo-se assim uma manteiga mais pura, a clarificada, com menor teor de lactose e caseína, tendo igualmente a vantagem de ser menos prejudicial para o coração do que a manteiga normal.
Apesar de tudo isso, continua a ser uma gordura saturada e deve ser consumida com moderação, especialmente para quem sofre de problemas na vesicula biliar. O Azeite deve continuar a ser o rei das gorduras na mesa portuguesa, mas para quem tem saudades de um pãozinho com manteiga, aqui tem uma boa possibilidade de matar essas saudades de uma forma mais saudável.
Ingredientes
Manteiga sem sal de boa qualidade
Preparação
1. Levar a manteiga ao lume, de preferência na boca pequena do fogão, em lume muito brando.

2. A manteiga deve derreter o mais lentamente possível.


3. Quando aquecida irá começar a formar uns depósitos sólidos.

4. Quando esses depósitos começarem a ficar dourados, apagar o lume.

5. Coar a ghee para um recipiente de vidro.



Opcional: podem nesta etapa juntar ervas ou outros temperos ao vosso gosto.